Mineração culpada pelo afundamento de ilhas

Sivaramakrishnan Parameswaran

BBC Tamil Service

Duas pequenas ilhas na primeira reserva marinha da biosfera do sul Ásiático afundaram principalmente devido à mineração dos recifes de coral, dizem especialistas.

As ilhas estavam localizadas em um grupo de ilhas no Golfo de Mannar, entre a Índia e o Sri Lanka. A região do Indo-Pacífico tem alguns dos mais ricos recursos biológicos marinhos do mundo.

O grupo de 21 ilhas e ilhotas é protegido como parte do Parque Nacional Marinho do Golfo de Mannar, cobrindo uma área de cerca de 560 quilômetros quadrados.

Por décadas, pescadores extrairam indiscriminadamente e ilegalmente recifes de coral inestimáveis ao redor das ilhotas de Poomarichan e Villanguchalli, disse Balaji S, Chefe de Conservação das florestas e dos animais selvagens dessa região do Estado de Tamil Nadu.

“A ausência de regulamentação antes de 2002, resultou na extração ilegal de recifes de coral, que somente teve fim quando as leis de proteção ambiental foram aprovadas”, disse ele ao Serviço de Tamil da BBC.

Balaji disse que o aumento do nível do mar devido ao aquecimento global é também um fator que resultou na submersão das ilhas. Este fato foi questionado por Simon Holgate do Laboratório Oceanográfico Proudman, em Liverpool no Reino Unido. Segundo ele, observações mostraram que o nível do mar naquela região vem aumentando mais lentamente do que a média global.

“Eu acho que o aumento do nível global do mar teve pouco impacto sobre o desaparecimento destas ilhas e creio que possivelmente deve ser devido a outras razões como a mineração de recifes de coral.” disse o Dr. Holgate à BBC News.

Embora essas ilhotas estivésseim a apenas 3 a 5m acima do nível do mar, a sua submersão soou como alarme sobre o perigo que muitas pequenas ilhas enfrentam em longo prazo, segundo o Sr. Balaji.

O golfo de Mannar foi escolhido como uma reserva da biosfera pelo governo indiano, em 1989, devido à sua singularidade biológica e ecológica, bem como o distinto perfil sócio-econômico e cultural moldados pela sua geografia.

A maior parte das 21 ilhas não é habitada, e os corais foram extraídos para serem utilizados como material de ligação no setor da construção, uma vez que são ricos em carbonato de cálcio.

Leia mais:

http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-13383182

Anúncios
Esse post foi publicado em Água, Extinção, Mudanças Climáticas, População, Recursos Naturais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s