Parque eólico “mata cabras taiwanesas”

Um grande número de cabras pode ter morrido de exaustão por causa do ruído de um parque eólico em um arquipélago de Taiwan.

Um fazendeiro de Taiwan, disse à BBC que ele havia perdido mais de 400 animais depois que oito turbinas gigantes eólicas foram instaladas perto de suas terras. O Conselho de Agricultura suspeita que o ruído das turbinas possa ter causado a morte das cabras por privação de sono.

A companhia de energia, Taipower, se ofereceu para pagar parte dos custos da construção de um novo estábulo distantes das turbinas.

Um porta-voz da empresa disse que a causa da morte das cabras ainda precisa ser investigada, mas que duvidava que as cabras tivessem morrido por causa do barulho.

Antes de o parque eólico ser construído há quatro anos, o agricultor Jing Shan Kuo tinha cerca de 700 caprinos. Logo após a instalação das turbinas de geração de eletricidade, o agricultor de 57 anos de idade disse que seus animais começaram a morrer. Agora, ele tem somente 250 cabras.

O arquipélago de Penghu, onde fica a propriedade do agricultor Jing Shan Kuo, é notório por seus ventos fortes. Sr. Kuo disse que quanto mais forte o vento, mais barulho fazem as turbinas.

“As cabras emagreceram e não estavam comendo. Uma noite eu fui ao estábulo e as cabras estavam todas de pé, não estavam dormindo” disse o fazendeiro, Kuo Jing-shan.

“Eu não sabia por quê. Se eu soubesse, eu teria feito alguma coisa para evitar a morte das cabras”, disse à correspondente da BBC Cindy Sui, em Taiwan.

Plausível

 Um inspetor local de pecuária do Conselho da Agricultura disse que o Sr. Kuo foi o único agricultor a ter comunicado mortes em grande escala.

Ele disse que sua alegação é plausível, pois sua fazenda é a mais próxima das turbinas de vento – há apenas 40m de distância.

“Ruídos anormais podem, sim, afetar o crescimento e o apetite de animais e podem privá-los de sono” disse Lu Ming Tseng

Sr. Kuo afirmou que a empresa de energia se ofereceu para ajudá-lo a se mudar, mas que não haverá nenhuma compensação pela perda de suas cabras.

“É uma dor muito grande ter que mudar, mas o que posso fazer? Eu não posso sobreviver ao lado das turbinas de vento”, disse ele.

 Leia mais:

Wind farm ‘kills Taiwanese goats’

http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/8060969.stm

Anúncios
Esse post foi publicado em Energia, Poluição. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s