Estudo mostra que baleias reagem com terror aos barulhos produzidos por sonares, navios, parques eólicos e exploração de petróleo

Foto: EPA

Um novo estudo realizado por pesquisadores da universidade St. Andrews da Escócia analisou os efeitos dos sons produzidos pelo homem no oceano no comportamento das baleias-de-bico. Os pesquisadores mostraram que baleias-de-bico reagem com terror aos sons produzidos por sonares.

Os pesquisadores utilizaram sons de sonares para analisar o comportamento das baleias diante de perturbações sonoras. Com etiquetas eletrônicas presas aos corpos das baleias, os pesquisadores puderam gravar as reações de terror provocadas por sons produzidos pelo ser humano.

O professor Ian Boyd, que conduziu o estudo, disse que os pesquisadores não continuaram a expor os animais aos sons dos sonares para evitar efeitos perigosos, mas ficou claro que essas baleias nadaram rapidamente para sair do caminho dos sonares. “Nós agora pensamos que, em algumas circunstâncias incomuns, elas ficam desorientadas e acabam encalhando na costa.”

“Sempre houve uma forte associação entre a morte estranha destes animais pouco conhecidos e as manobras da marinha. Nós agora acreditamos que isso pode ser verdade.”

Navios, a exploração de petróleo e as turbinas de vento também assustam as baleias

“Vejo nos resultados da pesquisa importantes conselhos que podem ajudar as atividades navais a evitar problemas com as baleias, no entanto, estou preocupado que os níveis gerais de som de diversas fontes como os navios, a exploração de petróleo e as turbinas de vento podem ser um problema muito mais grave para as baleias-de-bico e outras espécies sensíveis“, disse ele.

Para muitos, os resultados desta pesquisa parecem bastante abstratos, militares rejeitam a relação entre a morte de baleias por encalhamento e o uso de sonares, mas para quem tem um cachorro como animal de estimação e sabe como eles reagem aos sons de fogos de artifício, a possibilidade é bastante concreta.

Leia mais:

Sonar sound waves “drive terrified whales to their death onshore”

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1366210/Sonar-soundwaves-drive-terrified-whales-death-onshore.html#ixzz1GiZp2zoe

Número de baleias encalhadas no litoral preocupa especialistas

Será que as baleias estão perdendo a direção? Tem alguma coisa estranha nos oceanos?

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1619669-15605,00-NUMERO+DE+BALEIAS+ENCALHADAS+NO+LITORAL+PREOCUPA+ESPECIALISTAS.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Biodiversidade, Energia, Extinção, Mudanças Climáticas, Poluição. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s