Região de maior biodiversidade da Amazônia ameaçada pela estrada Interoceânica

Madre de Dios, uma região peruana localizada na fronteira com o Brasil e a Bolívia é considerada por cientistas como uma das áreas de maior biodiversidade da floresta amazônica. Região onde a Cordilheira dos Andes encontra a Amazônia, Madre de Dios é cortada pela a rodovia Interoceânica Brasil-Peru.

O crescimento populacional aliado ao crescimento da economia do Brasil e do Peru ameaça à flora e fauna da região. De acordo com dados divulgados pelo Scotiabank em 08 de fevereiro de 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) do Peru deve avançar 8% na comparação com o último trimestre de 2010. O Peru lidera, junto com Brasil, o ranking dos países que mais crescem na América do Sul. De acordo com o blog Além dos Andes: “o desenvolvimento está sendo puxado pela demanda interna, sinal de que a população está consumindo mais, o que pode ajudar a combater mais rapidamente a pobreza e a desigualdade do país”.

Neste sentido, é importante também que os dois países discutam medidas para reduzir suas taxas de crescimento anual da população que estão acima da taxa de reposição. Esses dois países somente têm pegadas ecológicas baixas porque grande parte da população vive em situação precária. O grande risco do aumento da população nesses dois países é a perda de biodiversidade provocada pela ocupação humana.

À beira da estrada Interoceânica em região de garimpo de ouro fica a cidade peruana de Quince Mil. “Com a abertura da estrada, chegam cada vez mais garimpeiros com maquinário pesado e mercúrio à cidade”, diz Ozwaldo Escobar, morador da cidade. “Eles estão poluindo nossos rios, matando os peixes e destruindo a floresta”. Ao longo da estrada já é possível ver o surgimento crescente de estabelecimentos comerciais.

“Asfaltar a estrada não causa tanto impacto, o problema maior são as estradas secundárias em forma de espinha de peixe é que o maior perigo” diz Rob Williams, o pesquisador da Sociedade Zoológica de Frankfurt no Peru. “Essas continuam se ramificando até que toda a mata na faixa ao lado da rodovia é desmatada”.

Leia mais:

Amazon road set to give Brazil and Peru new trade route

Dan Collyns BBC News

http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-12298257

O crescimento do Peru em números

Jaqueline Paiva

http://alemdosandes.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Amazônia, Água, Biodiversidade, Poluição, População, Redução de pobreza. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s