O consumo de peixe atinge ponto mais alto

A contribuição dos peixes para a alimentação mundial atingiu um recorde de quase 17 kg por pessoa, em média, provendo mais de três bilhões de pessoas com pelo menos 15 por cento de seu consumo médio de proteína animal. Este aumento é principalmente devido o aumento da aquicultura, que deve superar a pesca de captura, como fonte de pescados, de acordo com o Relatório de Pesca Mundial e da Aquicultura. O relatório também destacou que o nível do estoque mundial não melhorou.

No total, a pesca e a aquicultura abastecem a subsistência de um número estimado de 540 milhões de pessoas, ou 8% da população mundial. As pessoas nunca comeram tanto peixe e cada vez mais pessoas estão empregadas ou que dependem do setor pesqueiro. O pescado continua sendo o produto alimentar mais negociados num valor recorde de US$ 102 bilhões em 2008, um aumento de 9% desde de 2007. A porcentagem total de sobre-exploração, esgotamento ou a recuperação dos estoques não caiu e estima-se que esteja ligeiramente superior à de 2006. Estima-se que cerca de 32% dos estoques de peixes do mundo estão sobre explorados, esgotados ou em recuperação e precisam ser urgentemente reconstruído, diz o relatório.

No outro extremo, estimam-se que 15% dos estoques monitoradas pela FAO são subexploradas (3%) ou moderadamente explorados (12%) e, portanto, capaz de produzir mais do que as suas capturas atuais. “O fato de não ter havido melhora na situação dos estoques é um tema de grande preocupação”, disse um dos editores do relatório, Richard Grainger, o especialista sênior em pesca da FAO.”A porcentagem de sobre-exploração precisa baixar, apesar que, pelo menos, parece que estamos atingindo um platô.”

Leia mais: http://www.fao.org/news/story/en/item/50260/icode/

Anúncios
Esse post foi publicado em Pesca. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s